domingo, 25 de janeiro de 2009

Maior crise de emprego formal dos últimos 10 anos


Dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Ministério do Trabalho, mostram que houve o fechamento de 654 mil empregos com carteira assinada no mês de dezembro. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, isso já é um efeito forte da crise. Este é o pior resultado desde maio de 1999, quando a série histórica começou a ser disponibilizada pelo governo. Até o momento, o pior desempenho do emprego formal havia sido registrado em dezembro de 2004, quando houve o fechamento de 352 mil vagas.
A crise financeira internacional já mostra impacto na economia gaúcha. No mês passado, ocorreu o fechamento de mais de 27 mil postos de trabalho no Estado. A queda é 1,33%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.


Expectativas para o ano de 2009

Para este ano, o ministro do Trabalho manteve a previsão de que serão criados 1,5 milhão de empregos formais, superando o ano de 2008. De acordo com Carlos Lupi, janeiro e fevereiro deverão ser fracos. Porém, mesmo assim, registrarão um crescimento de vagas. O ministro prevê para março em diante a retomada da criação de empregos.


Empregos em Colinas

O prefeito de Colinas, Gilberto Keller, destacou que a Administração está tomando medidas de combate ao desemprego no Município. Disse que já visitou mais de 30 empresas desde que assumiu. "A minha maior preocupação é com o desemprego em Colinas. Estamos nos esforçando para atrair empresas que gerem emprego para nossos munícipes", destacou Keller.

A maior dificuldade é que as empresas que iriam investir recuaram diante do momento da crise. Mas, mesmo diante do receio das empresas, Gilberto disse que não descansa enquanto não trouxer empresas que, além de retorno ao Município, gerem principalmente emprego, que é a maior dignidade das pessoas. Nos próximos dias teremos novidades sobre esta questão.

Nenhum comentário: