domingo, 14 de dezembro de 2014

Dia do Lapidador - 13 de dezembro

Lapidador – Aquele que lapida, que faz gravação em pedra. Essa profissão, como as demais, em seu sentido original, refere-se a algo que se professa, a uma missão ou vocação. No entanto, o termo profissão é normalmente usado para designar um ramo especializado de atividade. Uma moderna sociedade exige pessoas habilitadas. As escolas tendem a prepará-las desde cedo para trabalhar em determinada área. 

O comportamento do profissional é regulado pelo código de ética, que rege as relações entre o profissional e a comunidade e entre os próprios profissionais. Visa preservar a respeitabilidade e a boa imagem da profissão perante o público e manter um clima de coleguismo e cooperação entre os profissionais. Em cada sociedade e em cada época, um determinado número de atividades é reconhecido, como a do lapidador. Na Idade Média, várias atividades não eram reconhecidas. Com o desenvolvimento dos conhecimentos e a necessidade crescente de profissionais especializados nos diversos ramos de atividades, o número de profissionais reconhecidos foi crescendo. Esse trabalho, que antes o lapidador executava espontaneamente, passou a ser orientado por meio de cursos sistematizados.

O lapidador é muito procurado para gravar as lajes dos túmulos e monumentos. Essa profissão é exercida desde a Antigüidade. Os egípcios já faziam suas inscrições em pedras lapidadas.

Nenhum comentário: