terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Máfia da Estrela 2 – O Julgamento

Felipe Diehl participou da sessão de autógrafos.
O deputado federal Onyx Lorenzoni (Democratas) esteve na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre lançando o livro “A Máfia da Estrela 2 – O Julgamento”. 
A sessão de autógrafos foi na segunda-feira, dia 4. 



Prefácio do livro:
Todos contra a corrupção!
No ano de 2006, lançamos o primeiro volume de A Máfia da Estrela, oportunidade em que apresentamos os bastidores da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o propósito de apurar denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que acabaram por revelar o mensalão, o grande esquema de desvio de dinheiro público comandado pelo PT.
                Instaurada no dia 9 de junho de 2005 pelo Congresso nacional, a CPMI dos Correios se viu diante de provas contundentes e fortes revelações que elucidaram o sistema da compra de votos de parlamentares da base aliada do primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2005).
Como demonstramos na apresentação do primeiro volume do livro, no dia 29 de março de 2006, os trabalhos da CPMI foram encerrados com a leitura do relatório final. O documento, de 1.880 páginas divididas em três volumes, não se ateve à investigação dos desmandos cometidos na estatal. Mostrou em profundidade que a corrupção do governo do Partido dos Trabalhadores e de sua base aliada se constituiu de maneira sistêmica, atingindo diversos setores da administração pública.
Conforme observamos em 2006, as investigações jogaram no lixo, de forma contundente, a história e a reputação do PT e de seus principais dirigentes.
Mais que isso: colocaram sob suspeição o ex-presidente Lula, cuja efetiva participação no escândalo ainda está por ser devidamente esclarecida.
Seis anos depois da primeira publicação, surge A Máfia da Estrela 2 – O Julgamento, no auge dos acontecimentos desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no decorrer de 53 sessões, pela condenação de 25 dos 37 réus da ação penal (AP) 140, o mensalão.
Além da reflexão madura a respeito do papel determinante da CPMI dos Correios ao fornecer ao Ministério Público Federal provas cabais que iriam ser acatadas pelo STF ao empreender o primeiro julgamento do mensalão, a presente obra traça um panorama das importantes mudanças processadas na sociedade brasileira desde 2005.
A análise é compartilhada por depoimentos de personagens centrais que atuaram na CPMI dos Correios: os deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da comissão, e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), os prefeitos de Salvador, ACM Neto (Democratas-BA) e de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT-PR).
Em plena sintonia com as grandes manifestações que tomaram as ruas do país em junho de 2013, A Máfia da Estrela 2 – O Julgamento se apresenta como um relato vivo dos que se empenharam ao longo de uma investigação criteriosa para elucidar os subterrâneos da corrupção empreendida pelo PT e seus sócios.
Além de revelar os métodos da quadrilha, o livro se propõe a oferecer iniciativas e providências que se apresentam como fundamentais para debelar este que o maior câncer que corrói os poderes da República: a roubalheira!

 

Nenhum comentário: