quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia da Reforma - 31 de outubro

Feriado da Reforma reforça influência da colonização alemã na região
Nesta quinta feira é feriado em Lajeado e outros 16 municípios do Vale do Taquari. O feriado é da Reforma. A origem do Dia da Reforma, tem tudo a ver com Martinho Lutero, que era professor universitário de Novo Testamento, em Wittenberg, na Alemanha. Para explicar a origem deste feriado, o pastor Luís Sievers, da Igreja da Confissão Luterana do Brasil.   


Para explicar a origem desta comemoração, Sievers remete a 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou na porta da igreja em Wittenberg, 95 teses para serem discutidas com a sociedade. Em outros lugares de Europa um movimento semelhante já vinha ocorrendo, questionando exageros e abusos de poder da Igreja. Lutero queria reformar a Igreja.

Muitos dos alemães imigrantes que colonizaram o estado trazem a herança luterana. E nestes municípios foram elaborados projetos para que se pudesse comemorar esta reforma. Especialmente para municípios onde é mais forte esta influência alemã.

Segundo o pastor, a ideia de Lutero, muito contestada na época, é de que não podemos comprar com palavras ou ações a piedade de Deus. Dada a imensa renda da igreja na exploração de ideias diferentes desta, houveram muitos conflitos nesta época.

Como resultado deste momento histórico houveram mudanças na Igreja, que são conhecidas como a grande reforma do século 16, que segundo Sievers, teria deixado boas heranças, em diversos sentidos, para a sociedade.

(Fonte: site da Rádio Independente AM)

Ouça entrevista com o pastor Luís Sievers, no programa Rádio Repórter, apresentado pelo Radialista Ricardo Sander na Rádio Independente AM 950.

Nenhum comentário: