sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Charme da mulher no futebol

Confira matéria postada no site da Prefeitura de Canoas destacando a colinense Renata Schaefer


A Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria Extraordinária da Copa, com apoio da Coordenadoria da Mulher e da OAB Subseção Canoas promoveu no dia 23 de março, a palestra "Mulheres no futebol: a inclusão do charme". A atividade foi ministrada pelo professor Jober Teixeira Jr, e abordou a força das mulheres e sua participação ativa em todos os segmentos da sociedade, inclusive o futebol.


E tratando-se do esporte preferido da nação, a recepção não poderia ser diferente: auditório lotado por mulheres e convidados, que incluíam a árbitra assistente da CBF e Federação Gaúcha de Futebol, Renata Schaefer, a jogadora Duda, e o presidente do Canoas Esporte Clube, Felipe Martini.

Na abertura do evento, a prefeita em exercício de Canoas, Beth Colombo, admiradora confessa de futebol, lembrou que o charme feminino parte de ações cotidianas. “Não significa apenas beleza física, mas sim a essência feminina, que faz toda a diferença pela sensibilidade aplicada no dia-a-dia”, disse. Beth observou também que o futebol, é um esporte de todos. “As mulheres estão em campo, fazendo seu papel e sendo respeitadas”, falou referindo-se às esportistas.

A titular da Secopa, Rita de Cássia Oliveira, saudou o público reiterando que a idéia do encontro é reafirmar que as mulheres estão também no futebol, e o que Canoas pode contribuir com esse crescimento esportivo. A presidente da OAB Canoas, Neusa Bastos, apontou o crescimento das mulheres em todos os setores da sociedade, opinião defendida também pela coordenadora de Políticas para Mulheres da Prefeitura, Maria Aparecida Flores, que participou do encontro.

BELEZA EM CAMPO

A bela colinense Renata Schaefer, 31 anos, foi uma das convidadas. Árbitra assistente da Confederação Brasileira de Futebol desde 2009, e pela Federação Gaúcha de Futebol desde 2008, orgulha-se de trabalhar na arbitragem do Campeonato Gaúcho. “Apenas eu e outra colega somos as mulheres na arbitragem do campeonato deste ano”, disse. Questionada sobre o tratamento de atletas e torcidas em sua atuação no campo ela afirma: “é tranqüilo, e o pessoal nos trata até com mais respeito”, finalizou.

Nenhum comentário: