sexta-feira, 1 de abril de 2011

Horta, importante considerar alguns aspectos

As hortaliças são de grande importância na nossa alimentação, possuem vitaminas, sais minerais, pequenas quantidades de proteínas e fibras.


Para iniciar uma horta é importante considerar alguns aspectos: Localização: Estar próximo a sede da propriedade (exige dedicação diária); Declividade: Quanto mais plana melhor; Água: Qualidade, quantidade e distância da horta; Drenagem: Evite solos encharcados; Solo: Avaliação (Análise de solos); Ventos: Observar o sentido dos ventos predominantes e estabeler controles (Quebra- ventos); Exposição solar: Sombreamento e microclima (Cultivo de verão x inverno x cultura); Rotação de culturas e consórcio de plantas.

Para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas, de solo, para fornecer os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas podemos aproveitar qualquer material fibroso proveniente de restos vegetais em diferentes estágios de composição, mesmo as plantas cultivadas ou espontâneas no próprio local ou fora dele.

A prática de compostagem é excelente alternativa para a redução de resíduos orgânicos produzidos na propriedade. São várias as formas ou métodos de compostagem.

A vermicompostagem ( uma fabrica caseira de húmus) é um processo de transformação de materiais orgânicos em húmos, através do trabalho da minhoca da Califórnia.

O processo de decomposição ocorre nos minhocários, que podem ser de várias formas dependendo do seu tamanho.

Os principais resíduos orgânicos que podem ser usados são: restos de verduras e frutas; esterco de animais, preferencialmente de bovinos; serragem e casca de arroz; cinza (1 a 2%); folhas; palha de culturas; resíduos urbanos (lixo orgânico); restos de erva mate.

O produto final de compostagem é um complexo de substâncias húmicas (húmus). O húmus desempenha papel importante na composição de solos férteis, onde é responsável por seu equilíbrio, cria condições favoráveis ao desenvolvimento da microbiologia do solo e consequentemente , favorece o crescimento dos vegetais. (Fonte: Cleide Gutierrez. EMATER/RS – ASCAR)

Nenhum comentário: