domingo, 2 de março de 2008

Gaúchos em destaque na Câmara dos Deputados

No centro das decisões
Da bancada federal de 31 deputados gaúchos, ao menos seis ocupam lugares de ponta em Brasília. Poucas vezes o Rio Grande do Sul esteve tão representado em postos-chave no Congresso como agora:

Henrique Fontana (PT), líder do governo
O médico Henrique Fontana é o braço do Planalto dentro da Câmara. Como líder do governo, é dele a responsabilidade de articular votações. Se o presidente Lula pretende mesmo aprovar a reforma tributária, essa será a principal missão de Fontana, cujo antecessor na função, José Múcio (PTB-PE), é ministro de Relações Institucionais.

Vieira da Cunha, líder do PDT
Favorável à independência do PDT e declarado opositor do PT no Estado, o deputado tem a tarefa de defender o governo Lula. Ele substitui o deputado Miro Teixeira (RJ) na liderança da bancada do PDT na Câmara e tem a missão de colocar em pauta projetos de interesse do governo e acelerar votações. Vieira garante que sua posição histórica não vai atrapalhar o desempenho das funções.- Não temos disputas mesquinhas - conta.

Luciana Genro, líder do PSOL
Líder de uma bancada de três deputados, mas ruidosa como se tivesse dezenas de parlamentares, Luciana Genro não tem aliados na bancada, já que os demais colegas são de partidos aos quais se opõe. Mas ela segue as decisões do grupo quando o assunto é do Estado.- Não temos disputas mesquinhas - conta.

Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Orçamento
Sem ter "nunca passado pela frente da Comissão Mista de Orçamento", o deputado foi indicado pelo PMDB para presidir a comissão mais importante do Congresso - a que tem poder sobre as emendas que serão incorporadas ao orçamento da União. Uma das credenciais que o habilitou para a função foi a coordenação da bancada gaúcha em 2007.

Onyx Lorenzoni (DEM), Agricultura
Na terça-feira, o médico veterinário Onyx Lorenzoni deverá ser confirmado presidente da Comissão de Agricultura, que ganha importância especial com os embates entre Brasil e União Européia na exportação de carnes. Onyx é membro da bancada ruralista e tem parte de sua base eleitoral na região da Campanha.

Pompeo de Mattos (PDT), Direitos Humanos
Conhecido por insistir em conseguir autorização para andar pilchado pelo Congresso, o pedetista Pompeo de Mattos assumirá na terça-feira a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Pompeo cuidará de denúncias de violação aos Direitos Humanos e fiscalizará os programas de governo para a área.

Fonte: Coluna da Rosane de Oliveira - ZH 1°/03/2008

Nenhum comentário: