quinta-feira, 24 de março de 2011

Quem é Karl Röhsig?

Karl Heinrich August Rössig, nasceu no dia 10/06/1846 no povoado de Föhrste – Gerzen, região administrativa de Hannover, Alemanha. Era filho de Friedrich Rössig e Hanna Rössig, nascida Röhrig.
                Casou no ano de 1870 com Christiane Caroline, filha de Wilhelm Friedrich Lamping e de Deretehe Bussmann. Na Alemanha nascem 5 de seus 11 filhos: Thereza Joanna Wilhelmine, Johann Friedrich Martim, Heinrich August Wilhelm, Christian Hermann e Adolf Rössig.
                Decide emigrar no ano de 1880, cujo embarque ocorreu em de-zesseis de julho do referido ano. Chegaram em São Leopoldo no último trimestre de 1880, de lá passaram por Teutônia e fixaram residência na Linha Ano Bom, na época município de Estrela e hoje município de Colinas. No Brasil, nascem depois mais 6 filhos: Friedrich Wilhelm, Maria Lina, Frederica Elisa, Frederica Paulina, Carolina Augusta e Sophia Laura Rössig.
                Sua propriedade era, a que pertence hoje ao Sr. Régis Klein. A referida área de terras sempre permaneceu em família. Foi herdada por seu genro Sr. Bernardo Guilherme Stiegemeyer, depois foi herdada pelo genro deste, Sr. Arsildo Diersmann e após pelo genro deste, Sr. Régis Klein. Em vida, este imigrante alemão, se dedicou à agricultura, sendo na época a profissão considerada “lavrador”. Professava a fé evangélica luterana. Fale-ceu no dia 17/11/1908, às 13h em sua residência, de “tuberculose pulmonar”, alcançando a idade de 62 anos, sendo enterrado no dia 19/11/1908 no Cemitério Evangélico de Linha Ano Bom, Colinas.
                Todos os documentos de Karl no período da imigração, inclusive os registros da igreja constam como Rössig. A mesma grafia é encontrada nos sobrenomes que estabelecem laços de parentesco ainda  nos dias atuais na Alemanha. A mudança da grafia para Röhsig acontece nos Cartórios, anos mais tarde, sendo adotado assim, atualmente no Brasil.
                Este imigrante alemão, por sua história, por sua bravura, cujos primeiros anos de colonização são marcados por muitas dificuldades, mas que enfrentou os problemas na medida em que eles se apresentavam, contribuiu com certeza na geração de riquezas desta região. Karl e sua família adotaram a ética como princípio básico, a responsabilidade, o respeito às leis do novo país, o respeito aos demais cidadãos, o amor pelo trabalho, o desejo de superação e a fé num Ser Supremo como princípios de vida. Sua legião de descendentes, formadas por pessoas dignas e honradas, se espalham pelos três Estados do Sul do Brasil, Argentina e Paraguai.
                Por tudo isto seu nome integra o rol de nomes de logradouros públicos do município de Colinas - RS, sua nova terra em sua nova Pátria, pois preservar a memória de Karl Heinrich August Rössig representa preservar a história de nossa região, que teve, na sua pessoa, um dos deus mais ilustres imigrantes.

Nenhum comentário: