domingo, 11 de abril de 2010

Lang palestrará no Seminário para Multiplicadores Liberais


A origem dos direitos humanos no liberalismo é tema da palestra

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do RS, deputado Marquinho Lang (Democratas), palestrará na terça-feira, dia 13, no 5° Seminário para Multiplicadores Liberais. A promoção do evento é da Juventude Democratas/RS e conta com a parceria do Instituto Friedrich Naumann, o Instituto Liberdade (IL) e o Instituto de Estudos Empresariais (IEE). O encontro ocorre nos dias 12 e 13 de abril em Porto Alegre, no Hotel Ritter.

O tema da palestra do deputado Marquinho será “A origem dos direitos humanos no liberalismo”. Lang presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL/RS no biênio 2007/2008, sendo que é membro titular desta comissão desde 2005.

O deputado Marquinho ressalta que os Direitos Humanos foram uma das maiores conquistas da humanidade, surgidas das lutas do liberalismo nos séculos XVII e XVIII. Existem quatro grandes documentos históricos da afirmação dos Direitos Humanos: a Bill of Rights de 1689 na Revolução Inglesa; a Declaração da Virginia de 1776 na Revolução Americana; a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 na Revolução Francesa e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 declarados pela ONU.

Segundo o parlamentar, as três primeiras Declarações são eminentemente liberais porque elas afirmam todos os direitos atinentes às cidadanias civis e políticas, isto é, todos os direitos civis que estão expressos no Art. 5º da Constituição Federal e dos direitos políticos de fazer política sem ser reprimido por isso. Para ele, os Direitos Humanos devem primar por seus valores universais e não ser orientado por circunstâncias e assuntos do momento mas na defesa intransigente na defesa da dignidade humana.

Nenhum comentário: