segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Felipe Diehl representou jovens gaúchos em evento nacional







Juventude Democratas esteve reunida em Blumenau

Aconteceu no último feriadão, de 30 de outubro a 2 de novembro, o II Encontro Nacional da Juventude Democratas em Blumenau – Santa Catarina. A juventude gaúcha foi representada oficialmente por Felipe Diehl – vice-presidente Estadual da Juventude Democratas.
O encontro foi organizado pelo presidente nacional, deputado Efraim Filho (PB), e contou com apoio da juventude de Santa Catarina, principalmente pelos jovens de Blumenau. Diversas palestras contribuíram para a formação dos jovens democratas. “Foi de grande valia o encontro, pois além da formação política de nível que tivemos, importantes contatos foram estabelecidos com lideranças nacionais democratas e com jovens de praticamente todos os Estados do Brasil”, destaca Diehl.
O presidente nacional do Democratas, deputado Rodrigo Maia (RJ), lançou no sábado o “Programa Primeiro Mandato, do Democratas” – exclusivo para menores de 35 anos. O programa destaca na capa do manifesto: “Torne-se Deputado! O Democratas quer Elegê-lo”. Conforme o deputado Rodrigo, o Democratas incentiva os jovens – com idade máxima de 35 anos – para que se lancem à atividade política, apresentando-se, através da Internet, idéias e motivos que demonstrem vocação e interesse para liderança popular.
O ponto alto do evento foi no domingo com a palestra do apresentador do programa CQC – Custe o Que Custar – Marcelo Tas que falou sobre linguagem digital desvendando os mistérios da internet.


Mais palestras:
Mário Rosa - O autor de A Era do Escândalo e especialista em gerenciamento de crise falou sobre como a tecnologia revolucionou, e precisa mudar ainda mais, o comportamento dos políticos. Não apenas a internet, mas todas as inovações do celular ao sofisticados aparatos científicos, expõem cada vez mais ao risco a imagem pessoal. Ao jovem, cabe ficar atento aos permanentes desgastes da superexposição. E mostrou vários exemplos de vídeos e imagens que já feriram políticos do mundo inteiro, como o vestido manchado (e que revelou o DNA presidencial através de exames sofisticados) de Monica Lewinski à resposta malcriada do presidente francês Nicolas Sarkozy aos produtores de leite.
Antonio Lavareda - O cientista política que mais entende da leitura de pesquisas eleitorais no país falou sobre como os profissionais de marketing precisam amadurecer na compreesão da realidade. O curto tempo de 20 anos de experiência brasileira com eleições diretas, pós-ditadura, foi também afetado pelo obsoleto sistema eleitoral, um dos mais atrasados do mundo, que segue modelo de 50 anos atrás. Tudo isso, na opinião dele, afasta a sociedade dos partidos. E elogiou o DEM por trabalhar com uma equipe de comunicação integrada, sem a tradicional condução de marketeiro.
Ronaldo Caiado - O líder dos Democratas na Câmara empolgou e levantou os jovens ao falar de sua experiência e vida profissional e política. Abordou a dependência gerada pelos programas sociais do governo que "aprisionam" a consciência da população. Conclamou o jovem a ter coragem de fazer política com paixão. E defendeu firmemente a lista fechada de campanhas o financiamento público de campanhas, como forma de evitar o patrocínio criminoso da política.
Amaury de Souza - O autor da Agenda Internacional do Brasil e pesquisador do IDESP apresentou vários resultados de pesquisas que comprovam que a escolaridade tem ligação direta com o interesse pela política.
Antônio Flávio Testa - O cientista político que é especialista em consultoria de planejamento estratégico falou sobre a necessidade de aproximar os jovens do empreendedorismo. Para ele, os partidos políticos devem investir firmemente no suporte de informações para que o jovem tenha oportunidade de crescimento e caminhe com as próprias pernas.
Telma América Venturelli - a coordenadora de pesquisas do Interlegis pediu simplicidade na linguagem do agente político com a sociedade-eleitor. Lembrou que o político deve saber falar humanamente com a população que "passa fome" e é mal-acostumada a um sistema politico patriarcal no qual o Estado a sustenta. E afirmou que o brasileiro não se identifica com os símbolos da política, devendo ser reduzida a distância do sujeito eleito para o eleitor.
Marcelo Puppi - o moderador, que é aclamado por jovens como um verdadeiro guru na formação política, falou da comunicação em todos os níveis: da época do rádio ao twitter, da palavra à imagem, da reflexão à contemplação. E lembrou: ai do candidato que se esquecer da comunicação intermediária - aquela levada às ruas pelos militantes, que devem ser treinados e preparados com uma mensagem forte, emocional e eficiente.
Marcelo Vitorino - o blogueiro do Pergunte ao Urso, Marcelo Vitorino, mostrou como é prazeiroso misturar política com humor e amenidades. Ele aposta que é necessário tirar o rancor e o ranzinzas da comunicação. Mostrou como são distintas as realidades da internet aqui e nos EUA. Portanto, cuidado, mesmo, apressadinhos de plantão que acham que vão repetir o sucesso das fórmulas de Barack Obama.
Carla Sehn - a assessora de comunicação da Juventude falou sobre o estilo minimalista que deve nortear quem escreve na internet. Pouco texto, boas imagens, predileção pela polêmica são alguns dos pontos básicos. Ela também apresentou as ferramentas utilizadas pelos jovens Democratas e convocou todo mundo a entrar no twitter, que tem mil e uma utilidades, entre elas, o acompanhamento de tudo o que rola na imprensa e das ações de quem move a política.
Rodrigo Teixeira - o especialista em mídias eletrônicas apresentou a nova Rede 25, que já está a disposição dos Democratas e será uma das principais ferramentas de campanha. Rodrigo também detalhou o concurso Desafio de Vídeos, que premiará com 14 mil reais as melhores produções amadoras sobre o tema Democracia.


Texto: Frederico Diehl com informações do site
www.juventudedemocratas.org.br
Fotógrafo: Frederico Diehl

Legenda fotos:
- Presidente JDEM Efraim Filho e Felipe Diehl
- Diehl e líder do DEM Ronaldo Caiado
- Felipe e presidente DEM Rodrigo Maia

Nenhum comentário: