segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Agricultura do Vale do Taquari discutida com Secretários de Estado


Os Secretários de Estado da Agricultura Covatti Filho e o de Apoio aos Municípios Rodrigo Lorenzoni receberam lideranças do Vale do Taquari para tratar sobre demandas da agricultura do Vale do Taquari. O encontro foi nessa terça-feira, dia 28, na sede da Secretaria Estadual da Agricultura, em Porto Alegre.

A reunião foi articulada por Felipe Diehl e contou com a participação do presidente da Associação dos Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari – Asamvat – Marco Aurélio Rohr (Secretário da Agricutura e Meio Ambiente de Colinas) e do secretário da entidade Vitor Ahlert (Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Westfália).
Reunião na Secretaria Estadual da Agricultura

No encontro, as lideranças municipais propuseram ao secretário a atualização do sistema de cadastro dos rebanhos, que hoje não registra a evolução da idade dos animais. A sugestão trazida prevê que o sistema corrija essa informação automaticamente, otimizando o processo para a secretarias municipais. De acordo com Covatti, a sugestão será levada à Companhia de Processamento Dados do Estado do Rio Grande Sul (Procergs) para análise da viabilidade.

Também solicitaram que seja revista a situação dos agricultores que não conseguiram imunizar seu rebanho contra a febre aftosa. “Nosso pedido se deve ao fato de que muitos não fizeram a aplicação da vacina devida à falta do produto no mercado. Por isto, seria injusta a aplicação de multa, tendo em vista que não se trata de negligência do produtor”, explicou Rohr. Covatti também entende que é injusta a aplicação de multa e destaca que será no máximo aplicada advertência, isentando a penalidade de multa.

Manifestaram preocupação com a defasagem de pessoal na Inspetoria Veterinária na região. Destacaram que os profissionais que atuam são de excelente competência, mas não conseguem suprir a demanda por falta de profissionais. O secretário Estadual da Agricultura se comprometeu em remanejar profissionais para atender melhor as demandas da região.

Ressaltaram que os produtores rurais estão enfrentando problemas com energia elétrica, principalmente pelo atendimento precário da RGE, ocasionando perdas e deficiência em expandir a produção agrícola por chegar na propriedade energia elétrica sem potência.

Por fim, solicitaram apoio dos secretários Covatti Filho e Rodrigo Lorenzoni para articular junto ao Governo Federal a revogação do decreto que tira o desconto de energia elétrica ao produtor rural. O decreto foi assinado pelo presidente Temer em 28 de dezembro de 2018 e prevê que no prazo de cinco anos todos os benefícios relativos a setor energético deixarão de existir. Neste período de tempo os benefícios serão reduzidos à razão de 20% ao ano, até sua extinção, começando em janeiro de 2019.



Nenhum comentário: